A minha experiência em Creta e Santorini

by - 18:51

Depois de 2 anos e tal de COVID-19 pude desfrutar de umas boas férias em Creta e já fazia falta respirar novos ares. Apesar de achar que 1 semana soube a pouco, foi melhor do que nada como se costuma dizer.
Honestamente fui de viagem sem colocar muitas expectativas, nem me dei muito ao trabalho de fazer aquela pesquisa do que queria visitar ou não, resolvi que decidia quando lá chegasse e assim foi.
Vou ser muito sincera, a viagem de metro e avião foi bastante aborrecida, não haviam voos diretos do Porto, tive que apanhar o comboio de Braga para Lisboa e apanhar lá o avião. Tirando isso correu tudo muito bem.
Como tinha tudo incluido na viagem, desde o transfer não precisei de me preocupar em apanhar uber, táxi nem nada, o que foi ótimo.
Fiquei hospedada num hotel em Gouves, não é uma vila nem uma cidade. É uma zona habitada que deve o seu desenvolvimento ao turismo. Existem muitas praias excelentes para satisfazer todas as preferências.
As praias perto do centro de Gouves são populares e cada centímetro de areia é coberto por guarda-sóis. Em algumas praias vocês pagam para poderem lá estar, aliás todas as praias são geralmente muito lotadas, a menos que acordem cedo e vão para a praia antes das 10h!
Como cheguei ao fim da tarde e para conseguir ver as atrações em Creta necessitava de carro para me deslocar, optei por dar um passeio pela zona a pé e devo dizer que adorei a vibe. 


Gouves

No dia seguinte resolvi alugar um carro e visitar Chania é a segunda maior cidade da ilha grega de Creta, é conhecida como a Veneza grega. O bairro tem um pouco da arquitetura veneziana e turca. Lá encontram bastantes lojas de souvenirs, bares e restaurantes. Também podem caminhar pelo porto onde podem encontrar um farol e a Fortaleza de Firka, que foi construída por Venezianos para proteger a entrada do porto. Também podem ver a Mesquita Kioutsouk Hasan (Yali Tzami) que foi construída em homenagem ao primeiro comandante otomano de Chania.


Chania

Aproveitei a hora do almoço para provar um dos pratos típicos de lá o Gyros, basicamente é carne assada servida num pão de pita e como acompanhamento incluem algumas verduras e molhos, neste caso o molho tzatziki que é o mais comum. Devo dizer que é maravilhoso e enche muito!
Após visitar tudo foi hora de voltar para o hotel, pois a viagem de carro é um pouco longa, é um dos pontos negativos que tenho a referir sobre Creta demoramos imenso tempo de carro ou até mesmo de autocarro a ir visitar os locais, mas vale super a pena. 



Gyros

No 3º dia optei por conhecer o Palácio de Cnossos, foi o maior dos palácios cretenses no período clássico. A sua história é fundamental para conhecer a civilização da Idade do Bronze em terras gregas. Aconselho a irem para lá cedo, pois as filas para comprar os bilhetes são infinitas. Após a visita ao Palácio de Cnossos resolvi então visitar o Museu Arqueológico de Heraclião, para quem não tem conhecimento o museu possui a melhor coleção de arte minoica do mundo, uma vez que contém a coleção mais notável e completa de artefatos da civilização minoica de Creta.


Palácio de Cnossos

No dia seguinte resolvi fazer um safari nas montanhas, dentro de um veículo todo o terreno com um motorista guia onde passei por aldeias e campos de oliveiras, aprendi um pouco sobre a vida e a agricultura na ilha e conheci a caverna de Zeus. Também fiz um passeio pelas montanhas e terminei a excursão com uma refeição numa taberna tradicional de Creta. Aconselho vivamente a experimentarem.



Safari nas montanhas

No 5º dia optei por acordar cedo e apanhar um ferry para visitar Santorini, resolvi fazer uma excursão onde visitei Oia e Fira. Foi um passeio bastante rápido, mas para quem quer conhecer Santorini e tem pouco tempo é ótimo. 



Santorini

Nos últimos dias optei por ficar por Gouves a aproveitar a praia e a experimentar a comida típica e os doces. Um dos doces típicos de lá chama-se Kataífi é feito com uma massa própria muito peculiar composta por finos fios. Tem como ingredientes principais o mel e as amêndoas, são crocantes por fora e suaves por dentro. Devo admitir que não é mau mas é super doce, vale sempre a pena experimentarem.



Kataífi

Bem, esta foi muito resumidamente a minha experiência em Creta e Santorini, adorei foi uma experiência espetacular e diferente, já faziam falta umas férias como estas. 

E vocês já conheciam Creta, qual o vosso destino de sonho? Deixem a vossa opinião nos comentários!

You May Also Like

6 comentários

  1. Parece optimo. A Grécia faz muito o meu imaginário. Não tanto pelas praias mas antes pela mitologia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ainda não conheço, mas achei esse lugar lindo.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderEliminar